13.08.14
Gareth Doherty - Palestra

Gareth Doherty é Professor da Harvard University Graduate School of Design. Doutor em Projeto pela Harvard University em 2010. Sua pesquisa foca em epistemologia do projeto de paisagismo e urbanismo. Próximos livros incluem: "Is Landscape...? Contemporary Essays on the Identity of Landscape", editado por Charles Waldheim (Routledge, 2015), e "Landscape as a Way of Life: Lectures by Roberto Burle Marx" (Lars Müller Publishers, 2015).

É editor fundador do periódico "New Geographies" e editor chefe do "New Geographies 3: Urbanisms of Color" (2011). É co-diretor do projeto de pesquisa "Sustainable Future for Exuma" com Mohsen Mostafavi, com quem editou "Ecological Urbanism" (2010), recenetemente traduzido para o chinês, espanhol e português e editado pela Gustavo Gili (2014).

Nos últimos anos, esteve envolvido em projetos que aliam ecologia com urbanismo. Ecologia é empregada como uma maneira de transformar o urbanismo com o argumento de que se para atingir a sustentabilidade as cidades devem, na verdade, possuir uma visão ecológica muito mais abrangente do que a usual, incluindo aspectos ambientais, sociais e estéticos.

O que essa abordagem significa em termos de projeto? A palestra apresenta um trabalho em andamento, adaptado da antropologia, na qual arquitetos e urbanistas podem se engajar em múltiplas ecologias simultaneamente para projetar e planejar arquiteturas, paisagens e cidades mais bem sucedidas.

A palestra conta com os seguintes apoios:

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PPGArq/PUC-Rio)

Instituto de Pesquisas em Infraestrutura Verde e Ecologia Urbana (INVERDE)

Associação Nacional de Paisagismo (ANP)

Iniciativa Latinoamericana del Paisaje (LALI)

Society for Urban Ecology (SURE)

Data: 13.08.14
Local: PUC-Rio, Campus Gávea - auditório B8, Edifício Frings, 8o. andar