17.03.17
Diego Inglez de Souza (UNICAP) - Palestra

Convidamos a todos para a palestra 'Arquitetura, habitação e participação no Brasil e em Portugal - Uma perspectiva transatlântica", na próxima sexta, dia 17/03, às 10hrs no Canteiro. O arquiteto Diego Beja Inglez de Souza, professor da Universidade Católica de Pernambuco, apresentará seu estudo sobre alguns projetos habitacionais que envolvem processos participativos no Brasil e em Portugal. O debate abordará a experiência habitacional de Cajueiro Seco, realizada nos anos 1960 em Recife, que originou o livro "Reconstruindo Cajueiro Seco", assim como projetos mais recentes realizados pela USINA, e o emblemático programa de habitação SAAL, de 1974, em Portugal.

Diego Beja Inglez de Souza (São Paulo, 1978) é arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2004), mestre e doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo em cotutela com a Université Paris 1 Panthéon Sorbonne com tese acerca da história da habitação social nos últimos 50 anos em ambos os países, através da leitura de dois territórios de habitação social na periferia de grandes metrópoles - a Cité Balzac, em Vitry-sur-Seine, no subúrbio de Paris e a Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo. Publicou o livro Reconstruindo Cajueiro Seco: Arquitetura, habitação social e cultura popular em Pernambuco (1960-64) com auxílio da FAPESP pela Editora Annablume em 2010, além de diversos artigos científicos e de vulgarização em revistas brasileiras e européias. Desde 2015, é Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Data: 17.03.17
Local: Canteiro, Edifício Metro