15.06.18
Declaração do Conselho Departamental do Centro de Teologia e Ciências Humanas

"Assim como em ocasiões anteriores, o Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio sente a necessidade de reiterar a sua posição diante do avanço de práticas e atitudes inaceitáveis, fora e dentro do ambiente universitário, que ferem direitos humanos, culturais e constitucionais.

Queremos reafirmar o respeito e a defesa que os sete departamentos que constituem o centro fazem dos valores democráticos, da liberdade de opinião, do direito à vida, à dignidade e à plena cidadania. Desta forma, afirmamos que:

- Não basta condenar as práticas racistas, modus operandi do regime colonial escravocrata ainda presente entre nós. Temos que afirmar que somos, em quaisquer circunstâncias, antirracistas;

- Não basta repudiar a misoginia e o feminicídio em falas, textos e manifestos. Temos que inscrever em nossas práticas cotidianas o “não é não”, fomentar a igualdade de direitos e repudiar o sexismo, dispositivo naturalizado em nossa cultura do extermínio;

- Afirmamos nossa crença inabalável na diversidade de gêneros, de sexo, na inter-religiosidade, na tolerância com o outro, nas lutas das comunidades LGBTI pelo respeito e direito a uma cidadania plena.

- Por fim, compreendemos que quaisquer atitudes e práticas que incentivam e patrocinam o preconceito, seja ele de raça, gênero, sexo, religião e condição socioeconômica, não têm lugar aqui entre nós. Nem aqui nem em nenhum outro lugar. Os atos de discriminação e de intolerância são delitos graves que impactam não só a vida biossocial da universidade, mas principalmente a vida acadêmica.

Não há como se omitir diante da barbárie!"

Rio de Janeiro, junho de 2018

Júlio Diniz