>notícias

26.03.20
TCC DE ALUNA GANHA PRÊMIO ÓPERA PRIMA

O trabalho de conclusão de curso de Barbara Graeff ganhou o prêmio Ópera Prima com seu trabalho “Ruína e reconciliação: novos cenários produtivos para Atafona”, orientado pelo professor do departamento Gabriel Duarte.

Diante de um território urbano em constante conflito com processos de erosão costeira – realidade de inúmeras cidades litorâneas no contexto das mudanças climáticas – o projeto busca trazer uma reflexão sobre a vulnerabilidade do habitar como forma rígida e inflexível. Hoje, nosso padrão de urbanização ignora os movimentos de transformação da natureza que diluem e reconfiguram territórios constantemente. A partir de objetos que operam simultaneamente nos campos simbólico e infraestrutural, o projeto incorpora fluxos de transformação da natureza como vetores produtivos, gerando energia, alimento, configurando novos cenários e fortalecendo vínculos afetivos com o lugar (resumo do trabalho cedido pela autora).

De acordo com os comentários do Júri, o trabalho investiga o futuro de uma cidade submersa, evidenciado pelo projeto de intervenção em uma paisagem distópica. O resultado é excepcional, coerente desde o tema até os detalhes, passando pela sensível poética arquitetônica, e articula todas as possíveis camadas de atuação. Texto e qualidade gráfica são também impecáveis. Em resumo, um trabalho referencial.

Parabéns Barbara pelo prêmio merecido. E parabéns também ao professor Gabriel Duarte!

Imagens da premiação originalmente publicadas pelo ARCOWEB.

« voltar

Galeria

arquivo