18.09.15
WORKSHOP COM ANRI SALA

Em parceria com o Departamento de Letras e o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio, o DAU organizou em setembro de 2015 o workshop "play, cut, mute" com o artista albanês Anri Sala.

O workshop foi o primeiro fruto do convênio de cooperação firmado recentemente entre a PUC-Rio e o Instituto Moreira Salles e contou com alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Arquitetura e Letras da Universidade.

O objeto de estudo foi o Conjunto Habitacional Marquês de São Vicente (conhecido como "Minhocão"), projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy na década de 1950, segundo os princípios e ideais da arquitetura modernista, e cortado desde a década de 1970 por um túnel acústico.

Junto com Anri Sala e a Profa. Ana Luiza Nobre, do DAU, os alunos, organizados em grupos interdisciplinares, exploraram o complexo - que é vizinho ao campus da Gávea da PUC-Rio - e realizaram uma leitura poética da relação espaço/som a partir do foco em 3 temas: cidade, habitação e fracasso.

Na foto, alunos, professores e alguns moradores do Minhocão caminham sobre o túnel acústico, num dos momentos mais fortes do workshop, que envolveu também um seminário preparatório com a participação de Heloisa Espada (IMS), Danusa Depes (Dep. Letras), João Masao Kamita (Dep. História) e Luiza Baldan (EAV-Parque Lage), além dos profs Karl-Erik Scholhammer e Ana Kiffer (Dep Letras).

Sobre Anri Sala:

Anri Sala nasceu em 1974, em Tirana, Albânia. Atualmente, vive e trabalha em Berlin. Iniciou seus estudos em pintura na Academia Nacional de Artes de Tirania e deu continuidade a sua formação na França, onde frequentou a Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs e a Le Fresnoy, Studio National des Arts Contemporains. Sua obra abrange múltiplas mídias, como vídeo, fotografia e instalação. Seu vídeo Intervista, Finding the Words (1998), recebeu inúmeros prêmios, entre os quais o de melhor documentário no Festival Internacional de Cinema do Brooklyn (2002), em Nova York. Sua obra integrou exposições de grande relevância no cenário artístico contemporâneo internacional, como a Manifesta (2000), a Bienal de Veneza (1999, 2001 e 2003), e a Bienal de São Paulo (2002 e 2010), além de mostras em instituições como o Centre Pompidou, Paris (2012), Serpentine Gallery, Londres (2011), e o Museum für Moderne Kunst, Frankfurt/Main, Alemanha (2010), entre outras.