20.09.16
EXPOSIÇÃO E SEMINÁRIO HIS 2016 PUC-RIO

Em 2020 o Rio sediará o 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 RIO trazendo como título: "Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21". O tema do congresso estará centrado no papel da arquitetura tendo presente a realidade urbana do mundo contemporâneo.

Diante da importância do tema e no contexto da preparação para realização do Congresso UIA 2020, as instituições de ensino superior de arquitetura e urbanismo do estado do Rio de Janeiro e o Instituto de Arquitetos do Brasil-RJ (IAB-RJ) resolveram pesquisar como a habitação de interesse social vem se refletindo na formação dos futuros arquitetos brasileiros. Em maio de 2016 foi organizada uma exposição sobre a produção universitária em habitação de interesse social - EXPO HIS 2016- UIA 2020 RIO, reunindo 25 trabalhos de 8 Instituições de Ensino Superior do estado do Rio de Janeiro realizados no ano de 2015. Como encaminhamento desse evento, definiu-se a proposta de que essa exposição fosse itinerante, sempre acompanhada por um seminário que permita avançar nessa reflexão. Exposta no IAB entre maio e junho de 2016, e na FAU-UFRJ em julho de 2016, esta exposição chega agora à PUC–Rio onde ficará exposta no pilotis do Leme de 19 a 30 de setembro, em frente à escada e elevadores próximos à arquibancada .

Gostaríamos de convidá-los para exposição e ao Seminário EXPO HIS 2016-UIA 2020 RIO programado para o dia 28/09/16 de 9:00 hrs às 17:00 hrs no auditório Padre Anchieta, localizado no térreo do Edifício Cardeal Leme. Neste dia estaremos reunindo professores de outras instituições de ensino de arquitetura e urbanismo do estado, alunos do DAU-PUC Rio e professores da PUC-Rio de outros campos disciplinares para discutir o tema da habitação social, assentamentos informais e populações marginalizadas, buscando fazer um balanço sobre o papel da universidade no futuro das cidades brasileiras. O seminário que ocorrerá na PUC-Rio busca avançar sobre esse debate, discutindo o papel da interdisciplinaridade no processo pedagógico relacionado a esse tema. Acreditamos que no âmbito da discussão sobre a reforma curricular que acontecerá no DAU este ano, será uma excelente oportunidade de debate. Contamos com sua presença!

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO HIS 2016 PUC-RIO