>Pesquisa

Laboratório de Observação do Espaço Habitado - LObE-Hab

LObE-Hab - Laboratório de Observação do Espaço Habitado
O grupo de pesquisa LObE-Hab propõe discutir a produção do espaço habitado - espaço ocupado, apropriado e interpretado pelos seus utentes - a partir de três dimensões: privado, público e coletivo. As pesquisas desenvolvidas convergem para uma abordagem metodológica que se debruça na observação, por um lado, de interferências, experiências e intervenções realizadas no espaço, e por outro lado, das relações existentes entre formas edificadas, grupos sociais e espaços livres. O grupo de pesquisa LObE-Hab desenvolve pesquisas que buscam, entre outros, fomentar a reflexão sobre métodos e dados que devem ser considerados para a elaboração de projetos na escala arquitetônica e urbana, contribuindo de forma contundente na construção do conhecimento e das práticas no campo projetual.

O grupo de pesquisa envolve atualmente 6 alunos de pós-graduação (Mestrado do PPGArq/DAU/PUC-Rio) e 4 alunos de graduação (CAU/DAU/PUC-Rio), através dos Programas de bolsa PIBIC, PIBIT e TEPP.

O LObe-Hab apresenta articulações com pesquisadores do Instituto de Urbanismo e Geografia Alpina (Universidade de Grenoble Alpes), do PROURB (FAU-UFRJ), ETSAB UPC (Barcelona), EAD (PUCV -Valparaíso) e do Museu da Maré.

Acessando o link abaixo, pode-se obter maiores informações e detalhes sobre as nossas linhas de pesquisa e integrantes do Laboratório.

Clique aqui para acessar o Laboratório no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Coordenadores:
Maíra Machado Martins (PPGArq/DAU/PUC-Rio)
Fernando Espósito Galarce (PPGArq/DAU/PUC-Rio)