>Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Nesta seção você pode obter informações atualizadas dos projetos de pesquisa sendo desenvolvidos por professores do DAU.

Escolha uma pesquisa:

SAP _ South America Project
Infraestrutura, Paisagem e Fronteiras

No ano de 2011, a Graduate School of Design, da Universidade de Harvard, inaugurou uma iniciativa internacional de pesquisa sobre os impactos da implementação de grandes obras de infraestrutura no continente sul americano e suas repercussões em projeto. Entitulada South America Project (SAP), a iniciativa reuniu um grupo seleto de pesquisadores nos campos da arquitetura, urbanismo e paisagimo advindos de diferentes instituições de ensino e pesquisa norte e sul americanos.

A PUC-Rio, juntamente com a FAUUSP, foram as instituições brasileiras convidadas a integrar a rede de pesquisa e desenvolver atividades em parceria com Harvard e outras instituições sul americanas. Os Professores do PUC-Rio Otávio Leonídio e Gabriel Duarte, que é atualmente Professor Visitante em Harvard, são os responsáveis pelo contato e desenvolvimento das atividades do SAP dentro da universidade. Neste momento estão sendo planejados ateliers de projeto internacionais em parceria com a Universidad de la República (Montevideo, Uruguay), a Universidad Nacional de Rosario (Rosario, Argentina) e a Harvard GSD, sob a responsabilidade dos Professores Gabriel Duarte, Marcos Favero e Pierre Martin.

A iniciativa do SAP foi planejada para ser desenvolvida ao longo de dois anos, tendo sido lançada em outubro de 2011 com o simpósio inaugural Hinterland Urbanisms, que foi organizado em Harvard e contou com a participação dos Professores Otávio Leonídio e Gabriel Duarte, que apresentaram suas propostas de pesquisa e participaram das reuniões de formulação dos planos de trabalho. A longo dos próximos anos de trabalho no âmbito do SAP, serão organizados outros dois simpósios a serem realizados após o término do primeiro ano (em Santiago, Chile) e no fim (novamente em Harvard). O simpósio final coincidirá com uma publicação e exposição que mostrará os resultados dos trabalhos de professores e alunos das diversas instituições que compõe a rede de pesquisa.

Maiores informações sobre a iniciativa podem ser verificadas no site http://www.sap-network.org/