>Pessoas

Professores

Alfredo Britto in memoriam

Alfredo Luiz Porto de Britto (1936-2015) foi Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da PUC-Rio e construiu uma carreira na arquitetura com fortes bases sociais. Foi assim desde que se tornou universitário, nos anos 1960. Sempre se associou a causas de interesse da cidade. Ao longo dos anos, tornou-se um dos maiores especialistas em patrimônio cultural e, entre outras causas, lutou pelo tombamento do Castelinho do Flamengo e contra a demolição do Palácio Monroe.
O arquiteto trabalhou na restauração do Arquivo Nacional (antiga Casa da Moeda), do imóvel onde se instalou recentemente a Casa do Choro, na Rua da Carioca, e do Conjunto Nacional do Pedregulho, projeto de Affonso Eduardo Reidy, a partir do qual ele escreveu o livro “Pedregulho, o sonho pioneiro da habitação popular no Brasil”.
Profissional atuante, Alfredo mantinha uma relação estreita com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Foi secretário do IAB-RJ e membro da direção nacional entre os anos de 1980 e 1983.
Consciente de seu papel social, foi um dos fundadores da ONG Viva Rio, em 1993. Dentro do projeto, idealizou um centro comunitário na Vila Cruzeiro.
Morador de Santa Teresa, o arquiteto organizou, por mais de 30 anos, uma famosa roda de choro em sua casa, da qual participavam nomes como Paulinho da Viola e Yamandu Costa.
Texto publicado no jornal O Globo, 26/11/2015

« voltar