>Graduação

Escritório Modelo

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo.

O Escritório Modelo de Arquitetura Urbanismo da PUC-Rio é um espaço acadêmico, cujo principal objetivo é capacitar os alunos para a prática da arquitetura e do urbanismo, sempre sob a supervisão de professores do curso. Com o compromisso de aproximar a prática do escritório da academia, o escritório tem conseguido, aos poucos, ampliar a participação de professores de diversas disciplinas na assessoria dos projetos, atendendo às demandas do próprio campus e investindo em trabalhos de natureza social, cultural e empreendedora.

As principais atuações do escritório seguem algumas linhas, entre as quais a prestação de serviços e atendimento às demandas internas da PUC-Rio em cooperação com a prefeitura e as vice-reitorias, tais como o plano de acessibilidade e sustentabilidade, projetos de intervenção e reestruturação de áreas internas e externas, projeto e montagem de exposições, preservação e recuperação do patrimônio arquitetônico, histórico, artístico e cultural, em especial do Solar Grandjean de Montigny.

Além disso, o escritório modelo de arquitetura e urbanismo também tem investido em projetos, consultorias e intervenções arquitetônicas e urbanísticas junto a organizações não governamentais, fundações de incentivo à pesquisa, entidades civis, órgãos do governo e comunidades. Dois projetos se destacam neste sentido - a Base Científica de Fernando de Noronha, fruto de um acordo de cooperação assinado entre a Marinha e a PUC-Rio, após a menção honrosa recebida no Concurso da Estação Científica Comandante Ferraz, na Antártica, e o redesenho da Praça Santos Dumont, na Gávea, a pedido da associação de moradores.

O investimento na formação de futuros profissionais de qualidade, com maior autonomia, ética, base cultural sólida e agilidade para resolver questões projetuais tem sido constante. Ano passado, todos os estagiários fizeram curso do programa Rhinoceros. Este ano, dois estagiários e um professor participaram da expedição científica à Ilha de Trindade, onde conheceram de perto a dinâmica de uma estação de pesquisa, fundamental para o projeto de Fernando de Noronha.

Vera Hazan
Supervisora, Profa. Adjunta, DSc em Urbanismo PROURB-FAU-UFRJ

Professores Colaboradores (atuais)
Antônio Roberto de Oliveira (instalações)
Carlos Eduardo Spencer
Fernando Betim
Fernando Espósito
Leila Beatriz Silveira
Leonardo de Almeida (paisagismo)
Luciano Alvares
Luis Candido Campos
Marcelo Bezerra

Galeria