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Currículo

Estudantes durante uma palestra do Ser Urbano.

O Currículo do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio integra matérias de Formação Geral, de Representação e Expressão, Tecnológicas, de Projeto, de atividades extra-classe e de disciplinas de Formação Religiosa.

A estrutura curricular completa e as ementas das disciplinas do curso podem ser consultadas no link a seguir:

CURRÍCULO - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - PUC-Rio

O grupo de disciplinas de Formação Geral abrange Cultura Moderna e Contemporânea, Introdução à Profissão de Arquiteto, Teoria e História da Arquitetura, História da Arquitetura no Brasil, História das Cidades, Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Estética, Estudos Sócio-Antropológicos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Economia.

As disciplinas de Representação envolvem as habilidades de expressão necessárias à atividade projetual: Desenho de Observação, Geometria Descritiva, Desenho de Arquitetura (incluindo aplicações de Informática), Fundamentos da Linguagem Visual e Compreensão e Produção do Texto Técnico.

No grupo de Tecnologia são contemplados, sob a forma de disciplinas e conteúdos básicos no Programa de Projetos, os conhecimentos de Matemática do Espaço e das Formas, Cálculo, Física, Conforto Ambiental, Topografia, Ergonomia, Sistemas Estruturais, Geotecnia, Construção Civil, Planejamento e Controle de Obras, Materiais de Construção, Técnicas Construtivas e Instalações Prediais e Urbanas.

Em Formação Religiosa, as disciplinas O Homem e o Fenômeno Religioso, Cristianismo, Ética Cristã e Ética Profissional apontam para a compreensão do papel do profissional na sociedade.

O Programa de Projetos foi elaborado a partir de um modelo pedagógico de ateliê integrado que considera a atividade projetual como um processo de cooperação entre diversos saberes, configurados neste currículo como Conteúdos Básicos e Conteúdos Complementares, que se integram e se complementam na concepção e elaboração de cada Projeto. Os Projetos tratam de campos de atividade que abrangem vários segmentos de atuação do arquiteto e urbanista: Introdução ao Projeto, Projeto do Espaço Residencial, Projeto do Espaço do Trabalho, Projeto do Espaço Coletivo, Projeto de Revitalização e Reutilização, Projeto Urbano, Projeto de Arquitetura Utópica, além do Projeto Final com tema livre.

O ensino de Projeto, ao exercitar a investigação e a prática da profissão, estimula, durante o período de formação do aluno, a realização de projetos atualizados com as diversas vertentes que compõem a atividade projetual. A participação de professores de diversas áreas, compartilhando conteúdos e desenvolvendo novas competências, visa a integração efetiva entre a teoria, a prática, a criatividade e o pensamento crítico.

O currículo amplia o conceito de atividade acadêmica ao possibilitar o reconhecimento de Atividades Acadêmicas Complementares relevantes para que o aluno adquira o saber e as habilidades necessárias à sua formação e ao instituir o Programa Continuado de Estágio que possibilita ao aluno exercitar a investigação e a prática da profissão fora da Universidade.