>Pessoas

Professores

Carla Urbina é Doutora em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-Brasil (2021). É arquiteta (Universidad Rafael Urdaneta, Venezuela, 1997), Mestre em Desenho Urbano (Universidad Metropolitana, Venezuela, 2000), Mestre em Paisagismo e Especialista em Recuperação de Paisagens Culturais, Parques e Jardins Históricos (Universidad Politécnica de Madrid, Espanha, 2008).
É pesquisadora Pós Doc do grupo de pesquisa PAISA Prourb-UFRJ onde trabalha em temas de biodiversidade e restauro de jardins modernos. É professora Associada da Universidad del Zulia e Membro da Comissão de Desenvolvimento Sustentável Local da Academia Nacional da Engenharia e Habitat (Venezuela).
Desenvolveu atividades acadêmicas como professora de graduação e mestrado e/ou pesquisadora em: Venezuela, Noruega, Colômbia, Panamá e Brasil. Atualmente é professora na Politécnica Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Tem experiência em pesquisa e desenho de projetos multidisciplinares nas áreas de: arquitetura, desenho urbano (centros históricos, novas áreas urbanas, recuperação de áreas devastadas) e projetos de recuperação de paisagens culturais e jardins modernos. Fez parte da equipe de desenho e do Conselho Diretivo da Fundação Jardim Botânico de Maracaibo (2009-2016), estimulando a recuperação e reabertura do jardim botânico desenhado por Roberto Burle Marx.
Como parte de diversas equipes e a título pessoal, Urbina recebeu diversas distinções, entre elas: Prêmio Nacional Bienal de Arquitetura de Caracas (2001), Primeiro lugar na Bienal de Arquitetura de Maracaibo (2013), finalista na Bienal de Paisagem Mexicano e Latino-americano (2014), Ordem Cidade de Maracaibo na Primeira Classe (2015) e Prêmio Nacional de Arquitetura da Venezuela (2017).
Atualmente desenvolve pesquisas e ações sobre o conceito da Paisagem-escola, ressaltando o papel da paisagem urbana no restauro da diversidade biocultural e a importância da consolidação de viveiros ecossistêmicos como espaços de propagação e proteção de espécies vegetais para uso nos projetos de restauração ecológica.

carla.urbina@puc-rio.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3631083903058120
Site: www.carlaurbina.com

_____________________________________________________________

DISCIPLINAS



ARQ1106 - PROJETO URBANO

ARQ1108 - PROJETO ESPACO RESIDENCIAL II

ARQ1111 - PROJETO DE PAISAGISMO

Disciplinas:
PROJETO DE PAISAGISMO
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E REUTILIZAÇÃO
PROJETO DO ESPAÇO RESIDENCIAL II

« voltar