>eventos

Conversa

17.07.18 a 17.07.18
O processo curatorial na produção do Pavilhão brasileiro na 16a Mostra Internacional de Arquitetura // La Biennale di Venezia 2018

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e o Centro Carioca de Design convidam:

CONVERSA COM O CURADOR GABRIEL KOZLOWSKI E O ARQUITETO PEDRO ÉVORA

Kozlowski conversará com Évora sobre os desafios enfrentados para conceituar, montar e realizar o programa do Pavilhão do Brasil na 16a Mostra Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia.

A ideia é debater com Kozlowski o caminho da concepção à materialização do conteúdo e a posição do curador frente aos desafios existentes pelo tempo reduzido para a realização da exposição. Évora, por sua vez, foi um dos arquitetos selecionados para expor seu trabalho.


Gabriel Kozlowski é arquiteto e curador, mestre em urbanismo pelo MIT e formado pela PUC-Rio. Leciona no Departamento de Arquitetura do MIT e trabalha como pesquisador associado no Leventhal Center for Advanced Urbanism.
Em 2018, Gabriel foi um dos curadores das exposições “Housing+” (a 3a Bienal do MIT Leventhal Center for Advanced Urbanism) e “Muros de Ar” (o Pavilhão do Brasil na 16a Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia), para a qual publicou o livro Muros de Ar – Pavilhão do Brasil 2018 (Bienal de São Paulo, 2018).

Pedro Évora iniciou seus estudos em arte na Holanda e formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ. É Mestre em Desenho Urbano pelo PROURB com a pesquisa "Cidade Andaime", publicada em 2013. Foi professor da FAU-UFRJ entre 2007-2011 e desde 2012 é professor de projeto pela PUC-RJ. Foi Curador Brasileiro das mostras de arquitetura na Europalia, junto a Alfredo Britto e dirigiu o documentário O Porto do Rio, lançado no festival do Rio de Cinema. Expôs seus trabalhos em Bienais e museus como MoMA de Nova Iorque e MAK de Viena e é co-criador do Centro de Arte Bela Maré. Hoje atua como assessor de Arquitetura e Urbanismo da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação da cidade do Rio.

Data: 17.07.18 a 17.07.18
Horário: 18:30 às 21:00
Local: Centro Carioca de Design - Praça Tiradentes, 48

« voltar

arquivo