09.05.14 a 17.05.14
Workshop Internacional - Paisagem e Urbanismo: Territórios Enlaçados

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio tem o prazer de convidá-los para participar do seminário + workshop "Paisagem e Urbanismo: Territórios Enlaçados".

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD (clique nos links abaixo):

I. POSTER DE DIVULGAÇÃO

II. PROGRAMA E CRONOGRAMA

III. CURRÍCULO PROFESSOR CONVIDADO - JUAN ROIS (Universidade Nacional de Rosario, Argentina)

Esta é a uma atividade promovida em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PPGA) da PUC-Rio, e organizado pelos professores Marcos Favero e Gabriel Duarte, através do LAIT (Laboratório de Arquitetura, Infraestrutura e Território da PUC-Rio).

O seminário será composto por três palestras públicas do arquiteto e Juan Rois (www.juanmanuelrois.com.ar), professor titular da Facultad de Arquitectura, Planeamiento y Diseño da Universidad Nacional de Rosario, Argentina (FAPyD UNR), nos dias 12 (segunda), 13 (terça) e 15 (quinta) de maio, sempre às 18:30h no auditório Pe. Anchieta (pilotis Leme) da PUC-Rio:

PALESTRA #1 (12/05) As relações entre intervenções paisagísticas e urbanas: fundamentos espaciais.

PALESTRA #2 (13/05) O paradigma ecológico e sua influência no urbanismo contemporâneo.

PALESTRA #3 (153/05) Rosario Agência Metropolitana: Diretrizes para Gestão Territorial.

Todas as palestras são abertas ao público, e não é necessária inscrição prévia.

Por sua vez, o workshop será ministrado pelos professores Juan Rois (FAPyD UNR), Marcos Favero, Gabriel Duarte e Pierre Martin (PUC-Rio).

O workshop está aberto para um grupo, previamente selecionado de, no máximo, 15 alunos do CAU, e para os alunos inscritos no PPGA; sendo que neste os alunos de graduação e pós-graduação trabalharão em equipes conjuntas.

Trata-se de exercício projetual a ser desenvolvido entre os dias 9 e 17 de maio, contemplando uma visita à área de intervenção (no dia 10/05, sábado) e quatro sessões de orientação (com quatro horas cada).

Este exercício utilizará a cidade de Macaé (referencial dos mais significativos de desenvolvimento urbano relacionado à indústria do petróleo), especificamente a área em torno do aeroporto, como estudo de caso e buscará desenvolver a capacidade dos alunos em fundamentar suas intenções projetuais, a partir da compreensão da complexa condição socioeconômica e ambiental presente no território a ser trabalhado.

O workshop + seminário exige inscrição e configura atividade que será validada como disciplina eletiva de graduação para os alunos inscritos.

As inscrições estão abertas. Vejam os procedimentos a seguir:

1. As vagas disponíveis estão limitadas a 15 (máximo) alunos, cujo único pré-requisito é já ter cursado a disciplina ARQ1105;

2. As inscrições deverão ser feitas através do e-mail lait@puc-rio.br, mediante o envio de portfólio em versão digital (PDF) ou link para versão online (serviços como ISSUU, Blurb e afins)

IMPORTANTE: inserir no corpo do e-mail o nome completo, número de matrícula, e-mail e telefones de contato (celular e fixo);

3. As inscrições poderão ser feitas até as 14:00h do dia 02/05/2014 (sexta);

4. Para maiores informações e dúvidas escrever para: lait@puc-rio.br (respostas até 24h após recebimento do e-mail)

Data: 09.05.14 a 17.05.14
Local: PUC-Rio